Ajuda e conselhos

Números de Emergência

Os números de emergência devem ser mantidos em local visível, de preferência junto ao telefone de casa, de modo a serem facilmente acedidos por qualquer habitante da mesma em caso de necessidade. E igualmente importante que estes números sejam gravados na lista de contactos dos telemóveis de todos os membros da família, bem como os números dos familiares que deverão ser contactados em caso de emergência.

Ambulância do INEM

Para assegurar que contacta atempadamente os números de emergência adequados a cada situação deverá ter em conta o seguinte:

– A referida lista de números de emergência deverá conter contactos como:

•    112 – Número Europeu de Emergência

•    Bombeiros locais

•    Polícia

•    Serviços de saúde

•    Centro de Informação Anti-Venenos

•    Protecção Civil

•    Companhias de seguros

•    Escolas dos filhos e locais de trabalho dos pais

•    Outros familiares ou amigos próximos

– Assegure-se que cada um dos habitantes de sua casa sabe utilizar correctamente estes números e em que casos deverá contactar cada um deles.

– No caso de ter crianças é importante que as mesmas saibam pelo menos um dos contactos dos pais de cor, para utilizá-lo em caso de emergência, quer se encontrem em casa ou não.

– Deverá dar indicações aos seus filhos acerca de como deverão proceder no caso de necessitarem fazer uma chamada de emergência. Para tal, é útil que seja definido um plano e que todos os membros da família saibam com cumpri-lo em caso de necessidade.

– Todos os moradores de uma casa deverão saber de cor a morada e o número de telefone de casa, pois os operadores que atendem os números de emergência precisam sempre saber qual o local da ocorrência.

– Numa situação de emergência, tente manter a calma. Só assim conseguirá tomar decisões de forma ponderada e prestar de forma clara as informações necessárias aos serviços de assistência adequados.

– É extremamente importante que a pessoa esteja em segurança e livre de perigo antes de telefonar. A sua prioridade deverá ser sempre colocar-se em segurança.

– Não utilize os números de emergência indevidamente pois irá “ bloquear” os serviços para situações verdadeiramente importantes.

– O número 112 é gratuito e válido em qualquer país da União Europeia, podendo ser contactado através da rede fixa ou de qualquer rede móvel.

– Através do 112 poderá requisitar um dos seguintes serviços: médico, policial ou de incêndio. Pode também ligar para o 112 em qualquer situação de emergência em que seja necessária uma ambulância, a intervenção dos bombeiros ou da polícia. Por exemplo, caso testemunhe um acidente de viação grave, um prédio em chamas ou uma casa a ser arrombada.

– Ao ligar para o 112, é atendido por um operador que o irá reencaminhar para o serviço de emergência mais adequado. Irão ser solicitados os seus dados pessoais para que não haja registo de ocorrências em duplicado.

Conheça aqui outras regras de segurança que deverá ter presentes e que contribuem para a sua protecção e da sua família.

 

Proteja a sua casa com um sistema de alarme Securitas Direct e beneficie de 200€ de desconto Peça um orçamento
Fotodetector Securitas Direct