Ajuda e conselhos

Fechaduras de Segurança

Fechaduras: componentes, tipos e níveis de segurança

Quando falamos em fechaduras, espera-se que as mesmas sejam seguras e eficazes no seu objectivo principal: impossibilitar a entrada de pessoas indesejadas na sua casa ou empresa.

Infelizmente, nem todas as fechaduras são suficientemente seguras. O recurso ao pontapé é o modo de entrada forçada mais comum nos assaltos a casas, facilitado pelo facto de a maioria das casas estar fechaduras equipada apenas com fechaduras simples. É possível recorrer a várias inovações tecnológicas para reforçar a segurança das fechaduras, como o uso de impressão digital ou a inserção de código de segurança, por exemplo. No entanto, mesmo estas tecnologias mais recentes poderão ser falíveis.

Fechadura em porta de madeira

Uma fechadura é normalmente formada pelos seguintes componentes:

- Caixa onde se juntam as partes constituintes;

- Fecho de segurança da fechadura, também chamado de lingueta de segurança;

- Fecho de segurança interno, quando não se fecha a fechadura com chave;

- Cobertura da ranhura de inserção da chave na fechadura.

De um modo geral, os vários tipos de fechaduras de segurança existentes no mercado podem ser divididos em 3 modelos:

Fechaduras de encastrar ou embutir – são as fechaduras mais comuns, usadas tanto em portas interiores como nas que dão acesso ao exterior.

Fechaduras de aplicação externa ou aplicação à vista - este modelo de fechadura é instalado no exterior das portas e, apesar de não ser muito seguro, é usado commumente em portas exteriores.

Fechaduras cilíndricas - são as mais avançadas em termos tecnológicos, constituídas por um só conjunto com manípulo com botão de pressão que permite trancar ou abrir a porta por dentro e usar uma chave do lado de fora. Dentro deste modelo encontramos as fechaduras de alta-segurança, que têm cilindros reforçados, configurações internas únicas e outras opções defensivas, como trancas verticais. Estas são mais caras que as fechaduras simples e são normalmente instaladas por profissionais.

Outros tipos ou modelos de fechaduras - existem já no mercado outros tipos de fechaduras de segurança que recorrem a tecnologias mais recentes. Exemplo disso são as fechaduras electrónicas (que abrem mediante a inserção de códigos de acesso) e as fechaduras com fechos biométricos (que requerem a inserção de impressão digital).

Para além da opção por uma boa fechadura, outras medidas podem ser tomadas para reforçar a protecção das suas portas. Pode, por exemplo, colocar trancas verticais nas portas exteriores ou optar pela instalação de um sistema de alarme central, recorrendo a uma empresa de Segurança.

É importante lembrar-se que nem todos os modelos de fechaduras se adaptam a todo o tipo de portas e que cada porta deverá ter uma fechadura com o nível de segurança adequado. O mais indicado será aconselhar-se com o vendedor acerca do tipo de fechadura mais adequado ao uso que lhe pretende dar. Também no dia-a-dia é importante ter alguns cuidados de segurança.

Conheça as nossas sugestões de segurança no que diz respeito a chaves e fechaduras da sua casa ou empresa.

Descubra aqui outras medidas adicionais para reforçar a segurança dos seus imóveis.

 

Proteja a sua casa com um sistema de alarme Securitas Direct e beneficie de 200€ de desconto Peça um orçamento
Fotodetector Securitas Direct