Calcular online*
ou se preferir telefonamos grátis
Ao carregar no botão aceita a política de privacidade

Combine recomendações gerais com elementos físicos e tecnológicos para promover a segurança da sua casa no período de férias

As férias escolares e o fim-de-semana prolongado estão aí. É tempo de Páscoa e isto leva muitos portugueses a aproveitar para viajar ou visitar a família noutras zonas do país, fora do local de residência. Estes movimentos para o exterior podem abrir portas a uma intrusão. Segundo dados da Central Recetora de Alarmes (CRA) da Securitas Direct, o período da Páscoa de 2024 resultou num aumento de cerca de 11% no número de tentativas de intrusão. Para ajudar a prevenir esta situação, a Securitas Direct reuniu 10 conselhos para que possa manter a sua casa segura neste período, mesmo que opte por viajar para o estrangeiro ou juntar-se aos que mais gosta durante este período de Páscoa.

Imagem de perfil do autor deste artigo

Marta Correia Santos

Responsável da Central Recetora de Alarmes

Calcule online* o seu alarme
Instalação Grátis

Aumente a segurança da sua casa com essas dicas práticas

1. Aposte na iluminação automática:

Programe luzes interiores e exteriores para que se liguem e desliguem automaticamente em diferentes momentos do dia para dar a impressão de que está alguém em casa.

2. Verifique fechaduras e janelas:

Antes de sair, certifique-se de que todas as portas e janelas estão trancadas, incluindo portas de garagens e portas de animais de estimação. Uma boa prática é investir em fechaduras de alta segurança que dificultem técnicas como o bumping, um método comum usado por ladrões para forçar fechaduras de maneira silenciosa.

3. Guarde objetos de valor fora da vista:

Opte por um cofre ou locais de acesso mais difícil para deixar os objetos de valor como jóias ou documentos importantes.

Ovos coloridos da Páscoa

Proteja sua casa de intrusões durante a sua ausência

Porta escura com decoração de Páscoa

4. Peça a vizinhos, familiares ou amigos de confiança que fiquem atentos à casa:

Informe alguém de confiança da sua ausência para que possa ir verificar se a casa se mantém segura e recolher possíveis cartas ou outros elementos que indiquem a sua ausência.

5. Suspenda entregas:

Se possível, suspenda a entrega de encomendas, jornais ou correio ou peça a um vizinho que os recolha para não acumularem e mostrarem que a casa está vazia.

6. Evite divulgar os seus planos de viagem publicamente:

Evite publicar sobre as suas viagens nas redes sociais ou em conversas públicas onde estranhos possam ouvir e possam informar possíveis ladrões sobre a sua ausência.

Proteja sua casa de danos físicos enquanto estiver fora

7. Proteja-se contra possíveis fugas de água ou cortes de luz:

Considere desligar a água para evitar possíveis fugas ou inundações e utilize um disjuntor para proteger os aparelhos eletrónicos contra cortes de energia.

8. Mantenha a aparência de que a casa está habitada:

Deixe, por exemplo, algo num estendal ou os estores subidos nalgumas divisões.

Casa com janela iluminada à noite

Invista em tecnologia para segurança contínua

Fotodetetor branco da Securitas Direct que protege a sala de estar de uma casa

9. Invista num sistema de segurança:

Instale um sistema de alarme que possa monitorizar remotamente, como é o caso do sistema de alarme da Securitas Direct que permite o controlo e vigilância constantes através da aplicação My Verisure. Desta forma, pode manter a sua casa permanentemente sob vigilância enquanto estiver fora.

10. Certifique-se de que o seu sistema de alarme e de videovigilância está em pleno funcionamento

Verifique se o seu sistema de alarme e videovigilância funciona corretamente, verificando equipamentos, imagens e alertas regularmente. A manutenção preventiva evita falhas e reforça a segurança. Além disso, é importante saber como evitar falso alarme, o que pode ser feito garantindo que os sensores e equipamentos estão corretamente ajustados e funcionando adequadamente.

Calcule online* o seu alarme
Instalação Grátis

A importância de sistemas de segurança e colaboração com forças de segurança

Prevenção é a chave para a segurança da sua casa

“A prevenção é a melhor opção para a segurança das nossas casas e os assaltos, tanto a moradias como a apartamentos, podem ser prevenidos. Se as pessoas identificarem possíveis riscos e utilizarem sistemas de alarme e de videovigilância com capacidades dissuasoras e que permitem a monitorização constante podem evitar situações de sobressalto quando estão fora”, afirma Luís Quintino, Diretor de Relações Institucionais e Segurança da Securitas Direct.

Como a Securitas Direct contribui para a proteção de sua casa

A Securitas Direct dispõe de uma série de dispositivos e de câmaras de vigilância que, graças à sua tecnologia avançada, permitem uma ação rápida e eficaz na ausência dos nossos clientes, já que identificamos rapidamente possíveis ocorrências e garantimos que os nossos especialistas da Central Recetora de Alarmes, que monitoriza os sistemas de alarme 24h/7, percebam com maior precisão se se trata de um disparo real ou não.

A Securitas Direct é a única empresa do mundo 100% especializada em sistemas de alarmes monitorizados e mantém o seu compromisso de colaboração e apoio ao trabalho desenvolvido pelas Forças e Serviços de Segurança em todo o território nacional.

Prateleira com decorações de páscoa e jarras com flores coloridas