Que atitude adotar quando se depara com um assaltante? Como reagir para evitar confrontos físicos ou outros danos? Apresentamos-lhe algumas dicas de como atuar em caso de assalto.
Com a aproximação da época das férias, aumenta a probabilidade de ser apanhado de surpresa por um intruso. Especialmente porque os ladrões estão a tornar-se cada vez mais criativos e a arranjar novos métodos de intrusão.
A regra básica, válida em todas as circunstâncias, é tentar manter a calma e não entrar em pânico. Não sabe quem o assaltante é nem quais são os seus motivos. Há assaltantes “profissionais” que fazem por evitar confrontos, no entanto é sempre possível deparar-se com alguém violento. A sua segurança e a dos seus entes queridos deve ser sempre a sua prioridade.
Calcule online em menos de um minuto Instalação Grátis
Mantenha a discrição e não entre em pânico
Já todos demos por nós, pelo menos uma vez na vida, a ouvir ruídos estranhos noutra divisão da casa enquanto todos dormem e a imaginar o pior cenário possível. Se se encontrar numa situação deste género, comece por respirar calmamente e concentre-se para conseguir raciocinar. Verifique se se trata efetivamente de um ruído vindo do interior da sua casa e se não se trata de um ruído normal, como o seu animal de estimação a movimentar-se, um dos seus filhos a despertar ou de um aparelho eletrónico.
Se confirmar que esse ruído provém de uma intrusão em sua casa, o seu objetivo deverá ser evitar o confronto direto com o assaltante. Caso a configuração da casa o permita, é aconselhável sair de casa e levar a sua família consigo. Levante-se e acorde toda a gente o mais discretamente possível e saia do local, certificando-se de que não se cruza com o intruso.
Assim que se encontrarem em segurança, contacte as autoridades ligando para o 112, dando-lhes um resumo exato e factual da situação.
Como se esconder de um ladrão
Se não conseguir sair de casa discretamente, reúna os seus familiares e tranque-se com eles numa divisão afastada do centro da casa, por exemplo, numa despensa ou arrecadação que seja possível fechar à chave por dentro. Assim que estiver escondido, fazendo o mínimo de barulho possível, tente acionar as autoridades através do seu telemóvel. A maioria dos intrusos não quer magoar ninguém, quer apenas levar bens materiais de valor. Além disso, é pouco provável que tentem forçar o acesso à divisão onde se encontra escondido com a sua família se tiverem a expectativa de encontrar o que pretendem noutro local.
Calcule online em menos de um minuto Instalação Grátis
Acione o modo SOS do seu Alarme
O sistema de alarme PreSenseTM da Securitas Direct é um aliado valioso neste tipo de situações: com o comando à distância, através da App My Verisure ou até mesmo no painel de controlo tem a função SOS que lhe permite enviar silenciosamente um alerta para a Central Recetora de Alarmes. A partir daí, o operador da CRA acompanha a situação remotamente, ouvindo o que se passa no local através do módulo fala-escuta, verificando as imagens captadas pelos fotodetetores e/ou câmaras Arlo para confirmar a intrusão e aciona imediatamente as autoridades.
E depois? Aguarde que a polícia chegue antes de sair do seu esconderijo. Mais uma vez, mantenha a calma e tenha cuidado para não eliminar qualquer vestígio deixado pelo intruso. Tranquilize e conforte a sua família; passar por um assalto pode ser uma experiência bastante traumática.
Proteção anti assaltos 24h/24h, 365 dias por ano
A Securitas Direct garante a sua segurança e a da sua família. O nosso sistema de alarme inteligente está diretamente ligado à nossa Central Recetora de Alarmes. A nossa equipa certificada de profissionais especializados está disponível a qualquer hora do dia, durante todo o ano.
Os nossos Especialistas em Segurança conseguem tratar de qualquer emergência, em média, em 45 segundos, ativando os protocolos de segurança mais adequados a cada situação. Além disso, ativamos, sempre que necessário, as autoridades locais ou os serviços de emergência (bombeiros, ambulâncias, etc.).