Calcular online*
ou se preferir telefonamos grátis
Ao carregar no botão aceita a política de privacidade

Os incêndios domésticos ocorrem com mais frequência do que se pensa, principalmente durante o Verão. As causas são inúmeras: podem ir desde um cigarro ou uma vela mal apagada até uma instalação elétrica em mau estado, passando por problemas com o forno ou fogão ou até mesmo um descuido na cozinha.

É fundamental saber o que fazer em caso de incêndio. Quanto mais rápido atuarmos, menos riscos corremos.

Calcule online em menos de um minuto Instalação Grátis

O que fazer para prevenir um incêndio?

Saber o que fazer em caso de incêndio pode salvar-nos a vida. A primeira coisa a identificar é uma possível saída de emergência. Além disso, no nosso dia a dia, devemos manter as portas e janelas desobstruídas para não bloquear possíveis saídas.

Nunca deixe fósforos, isqueiros ou aparelhos elétricos ao alcance das crianças.

Se fumar, faça-o num local seguro e nunca na cama. Quando acabar de fumar, apague bem a ponta do cigarro.

Mantenha as substâncias inflamáveis longe de qualquer fonte de calor e certifique-se de que não deixa acumular óleo no exaustor. Na cozinha, por ser um dos locais mais propensos a incêndios em casa, deve ter à mão um extintor de incêndio caseiro, verificando com frequência o seu prazo de validade. É, ainda, aconselhável que todos os membros da família saibam como utilizá-lo.

Os aparelhos elétricos devem ser desligados da tomada quando não estão a ser utilizados. É igualmente importante evitar ligar vários aparelhos à mesma tomada e manter as instalações elétricas em boas condições. A sua reparação, assim como a dos aparelhos elétricos, deve ser sempre efetuada por técnicos especializados.

Caso tenha cabos elétricos em mau estado, estes devem ser substituídos e nunca devem ser tapados com tapetes.

Além disso, as crianças nunca devem ser deixadas sozinhas em casa, muito menos trancadas à chave.

Por isso, é aconselhável instalar um detetor de fumo. O sistema de alarme da Securitas Direct conta com um detetor de fumo capaz de detetar fumo no ar. Além de emitir um alerta sonoro para avisar aqueles que se encontram no local do incidente, o detetor de fumo também comunica o alerta de fumo ao painel de controlo. O alerta de fumo chega à nossa Central Recetora de Alarmes, que ativa imediatamente o protocolo de segurança adequado, alertando os bombeiros.

Calcule online em menos de um minuto Instalação Grátis

O que fazer em caso de incêndio em casa?

A primeira medida a tomar, mesmo que o fogo seja de pequena dimensão, é ligar para o 112, já que nunca se sabe qual será a evolução da situação.

De seguida, desligue a eletricidade e o gás e retire os líquidos inflamáveis que se encontrem perto do incêndio. Se for um fogo pequeno, pode tentar apagar as chamas com um extintor caseiro, colocando-se numa posição intermédia entre o fogo e a saída de emergência. Tenha em conta que não deve utilizar água para tentar extinguir o fogo pois pode atingir uma instalação elétrica ou caso o incêndio tenha sido provocado por líquidos inflamáveis, como por exemplo o azeite.

No caso de não conseguir extinguir o fogo, deve abandonar o local por qualquer uma das vias de evacuação disponíveis, dirigindo-se sempre que possível para o exterior da casa. Se houver fumo, o melhor a fazer é rastejar com um pano húmido a tapar o nariz e a boca. Procure um local seguro e feche as portas à medida que avança, pois é uma boa forma de isolar o fogo e reduzir os níveis de oxigénio que o poderão alimentar.

Por fim, se vive num apartamento, não utilize os elevadores em caso de emergência. E se as escadas estiverem cheias de fumo, mantenha-se dentro de casa.

Se abrir portas para fugir, é aconselhável tocar-lhes antes e se estiverem quentes, não as abra, pois isso indica que o fogo está na divisão ao lado. Em seguida, dirija-se a uma divisão segura, feche a porta e tape as fendas com toalhas ou panos molhados para evitar a entrada do fumo. Depois, vá à janela e grite ou agite uma peça de roupa de forma a chamar a atenção.

Se as suas roupas pegarem fogo, deite-se no chão e rebole com as mãos a proteger a cara.

Se o incêndio evoluir de tal forma que o impede de sair de casa, a Fechadura Inteligente da Securitas Direct pode ser crucial quando a ajuda chegar. Os nossos especialistas na Central Recetora de Alarmes podem abrir a sua porta remotamente para que os bombeiros entrem sem perder um segundo. Se o incêndio deflagrar na sua ausência, a Fechadura Inteligente permite, ainda, que os bombeiros entrem em sua casa para extingui-lo sem que necessitem de arrombar a porta.

O que fazer após o incêndio?

Se os bombeiros o autorizarem a voltar a entrar em casa após a extinção total do incêndio, deve avaliar se é possível fazê-lo tendo em conta os danos sofridos. Pode também considerar ausentar-se de sua casa até que sejam efetuadas as reparações necessárias.

Antes de regressar, deve fazer uma revisão à eletricidade, à água, ao gás e à linha telefónica, tomando as medidas de segurança adequadas e solicitando uma intervenção técnica às empresas que prestam estes serviços. Após recuperar a documentação importante que não tenha sido danificada, contacte a sua Seguradora para participar o sinistro.

Todos os membros da família devem saber as medidas básicas de segurança. As crianças devem ser ensinadas desde cedo para saberem o que devem ou não fazer em caso de incêndio.

 

Contactos úteis:

  • 213 422 222 – Bombeiros
  • 112 – Serviço de emergência