Calcular online*
ou se preferir telefonamos grátis
Ao carregar no botão aceita a política de privacidade

Quando os nossos filhos começam a ficar mais velhos e a precisar menos de nós, é comum começarem a passar mais tempo sozinhos em casa. Quando se tornam adolescentes, exigem mais independência. Isso é ótimo, mas devemos ter em conta algumas medidas a tomar quando os adolescentes estão sozinhos em casa, para termos a certeza de que nada vai acontecer.

adolescentes sozinhos em casa

Certifique-se de que estão preparados para qualquer eventualidade.

Antes de deixar os seus filhos adolescentes sozinhos em casa, é preciso ter em conta alguns aspectos. Em primeiro lugar, todas as recomendações sobre segurança doméstica (como ligar e desligar o fogão, a eletricidade ou a água). Em segundo lugar, devem ter uma lista com números de telefone a que podem recorrer mais rapidamente e os números de emergência. Não vai acontecer nada, e muito menos quando os adultos que os deixam sozinhos o fazem sabendo que eles são responsáveis, mas é bom não deixar nada ao acaso.

Calcule online em menos de um minuto Instalação Grátis

O direito ao descanso dos vizinhos é sagrado

Se nós, adultos, nos esquecemos por vezes de baixar a voz quando é oportuno, devido ao local onde nos encontramos ou à hora do dia, como é que isso pode não acontecer com um grupo de adolescentes? No entanto, é muito importante salientar-lhes que incomodar os vizinhos é algo que não pode acontecer. De facto, o ideal é recordar-lhes que o seu bom ou mau comportamento irá determinar se podem ficar sozinhos uma segunda vez, uma terceira vez…

A ordem, uma regra para os adolescentes que ficam em casa sozinhos ou acompanhados

Entre as regras que normalmente impomos aos nossos filhos para uma boa convivência, a ordem é uma das mais importantes. E não só quando não há adultos a tomar conta deles, mas sempre. Não podem incomodar as outras pessoas com barulho, devem saber até que ponto a ordem será uma condição para que esses momentos de independência se repitam. O mesmo se aplica se receberem amigos em casa (sempre com o seu consentimento): não há desculpa para ter mais gente em casa para a desarrumar.

Não dizer nada

Isto parece óbvio, mas para além do aviso óbvio de não abrir a porta a quem não se conhece, há também o perigo das redes sociais. Pode ser muito tentador para um adolescente sozinho em casa explicar nos seus perfis públicos que está sozinho. E isso torna-se imediatamente um chamariz para os ladrões e outros intrusos. Temos de os expor a todos os cenários que possam acontecer se forem demasiado confiantes, tanto no caso de uma batida à porta como no caso de alguém nas suas redes sociais descobrir que não há adultos ao seu cuidado. Não é necessário criar medo, mas é preciso fazê-lo com firmeza.

Medidas de segurança extra para a tranquilidade

É possível adotar medidas adicionais, como a instalação de alarmes para casa, para nos dar total tranquilidade de que nada vai acontecer. E entre elas está a instalação de um sistema de alarme especialmente criado para quando temos adolescentes sozinhos em casa. O alarme Securitas Direct não só envia alertas inteligentes, como também lhe dá acesso às câmaras para ver o que estão a fazer e tem a opção de premir o botão SOS no caso improvável de acontecer alguma coisa: já sabe, é muito melhor estar seguro.