Calcular online*
ou se preferir telefonamos grátis
Ao carregar no botão aceita a política de privacidade

Os roubos e furtos são ameaças que todos os estabelecimentos comerciais enfrentam diariamente e que, consoante a sua gravidade, podem levar a perdas significativas.

As empresas têm o dobro da probabilidade de serem assaltadas do que as casas particulares. O facto de serem imóveis que permanecem vazios após o horário de expediente torna-os os principais alvos para os intrusos, como demonstram os dados baseados no número de disparos de alarme tratados pela Central Recetora de Alarmes da Securitas Direct.

É, por isso, imprescindível que as empresas adotem medidas de segurança eficazes para minimizar os riscos. Além disso, há uma série de delitos a que devemos estar atentos para evitar assaltos em estabelecimentos comerciais e outros negócios.

Calcule online em menos de um minuto Instalação Grátis

Técnicas de furto e roubo mais comuns em lojas e negócios

Furto em lojas

Os modi operandi mais comuns dos ladrões em lojas são:

  • Por exemplo, em ourivesarias, colar uma pastilha elástica debaixo do balcão e, quando lhes são mostradas as peças, roubar uma delas e colá-la na pastilha. A peça é, depois, recolhida por um cúmplice.
  • Utilizar objetos como lenços, jornais, revistas ou sacos para distrair o funcionário e esconder os bens roubados.
  • Forrar o interior de uma mala ou saco com papel de alumínio, que impede os chips de segurança de acionarem o detetor à porta do estabelecimento.
  • Atuando em grupo, uns distraem o vendedor enquanto outros levam a cabo o furto.
  • Utilizar gazuas e ímanes para retirar os alarmes das peças.
  • Depois de pagar com uma nota de valor elevado, confundir o funcionário e pedir a nota de volta, ficando com a nota e parte do troco.
  • Envolver menores no furto, distraindo a vítima enquanto eles entram em áreas restritas do estabelecimento.
  • Furtar de forma rápida e discreta carteiras, dinheiro ou objetos de valor dos bolsos e malas dos clientes.
  • Esconder os objetos roubados debaixo da roupa, por norma larga.
proteja o seu negocio com a securitas direct contra as técnicas de assalto mais comuns

Roubo em negócios

O roubo em negócios implica a apropriação de bens móveis de outrem pela força, violência ou intimidação.
O objetivo dos assaltantes que tentam roubar estabelecimentos comerciais é tornar os seus crimes rápidos e fáceis.
Em assaltos de maior dimensão, utilizam ferramentas e estratégias mais sofisticadas, que exigem mais preparação e o envolvimento de várias pessoas.

Algumas táticas comuns incluem:

  • Perfurar paredes, teto, chão ou portas e arrombar armários
    A técnica consiste em fazer um buraco na porta, parede ou teto para aceder ilegalmente às instalações. Esta abordagem é frequentemente aplicada em locais que têm acesso mais discreto, como escadas, salas de lixo ou áreas de serviço que costumam estar desocupadas. O arrombamento ocorre durante a noite e requer um tempo considerável de preparação. É comum no assalto a escritórios, armazéns ou tabacarias, entre outros. Depois de entrar, o intruso pode ainda arrombar armários fechados à chave, forçando as fechaduras ou utilizando chaves falsas.
  • Desativar sistemas específicos de alarme ou de proteção
    A tática envolve uma análise prévia dos mecanismos de segurança instalados no local e, em alguns casos, sistemas de bloqueio eletrónico ou biométrico. O objetivo dos intrusos é neutralizar estes sistemas antes de tentarem entrar no edifício ou numa área restrita, minimizando o risco de serem detetados.
o seu negócio protegido pela securitas direct contra as técnicas de assalto mais comuns
o seu negócio está bem protegido com a securitas direct
  • Visitas técnicas inesperadas
    As visitas inesperadas de técnicos podem ser uma estratégia camuflada para a recolha de informações valiosas. Os intrusos fazem passar-se por técnicos ou prestadores de serviços legítimos, ganhando assim acesso às instalações sob o pretexto de realizar manutenções ou inspeções de rotina.
  • Partir o vidro das montras
    Trata-se de um roubo em que a rapidez é fundamental e que afeta principalmente bares, restaurantes e lojas. Os ladrões partem a vitrine batendo-lhe com um objeto e roubam os produtos expostos nas montras. Se o buraco for grande, aproveitam para aceder ao local e roubar rapidamente outros bens e dinheiro.
  • Utilizar uma lança térmica
    O objetivo é abrir os cofres ou caixas registadoras dos negócios, por isso é comum em bancos e pontos de venda de jogos e lotaria, entre outros locais onde se manuseiam grandes quantidades de dinheiro. A lança térmica que utilizam atinge uma temperatura de até 5 000ºC e é capaz de derreter praticamente qualquer material.
  • Extrair o cilindro da fechadura
    Após extrair o cilindro da fechadura, os intrusos forçam a porta do estabelecimento com ferramentas que simulam uma chave. As portas de emergência ou acessos restritos são as entradas mais suscetíveis a esta técnica. Os principais alvos são agências, escritórios e farmácias.
  • Assalto com aríete
    Esta técnica é frequentemente utilizada para assaltar estabelecimentos que armazenam mercadoria de valor elevado ou grandes quantidades de dinheiro. É um processo rápido em que os assaltantes usam um veículo para colidir com a loja, quebrando as barreiras de segurança. O impacto do veículo atua como um aríete, permitindo que os assaltantes entrem rapidamente no local e levem o que desejam.
o detetor de acesso da securitas direct protege todos os pontos de entrada do seu negocio contra as técnicas de assalto mais comuns

Calcule online em menos de um minuto Instalação Grátis

Como evitar roubos ao seu negócio

Evitar roubos em lojas e estabelecimentos comerciais é fundamental para proteger tanto os bens como a segurança dos funcionários e clientes. A implementação de medidas de segurança eficazes pode fazer a diferença entre ser um alvo vulnerável ou um negócio protegido.
Apresentamos algumas estratégias chave para prevenir roubos e furtos em estabelecimentos:

Organize a sua loja estrategicamente

É aconselhável que o balcão da caixa registadora esteja perto da porta, para que consiga controlar quem entra e quem sai, e que, a partir desse ponto, tenha uma visão geral do interior do estabelecimento, certificando-se de que não existem demasiados obstáculos visuais. Além disso, tente não ficar de costas para o interior da loja.

Considere instalar um sistema de CCTV

Uma boa forma de controlar tudo o que ocorre na sua loja é a instalação de um Circuito Fechado de Televisão (CCTV) com câmaras que permitam ver em tempo real o que se passa. Esta medida é especialmente útil se a loja for ampla ou se tem obstáculos ou barreiras arquitetónicas que impedem a visibilidade total do espaço

Arcos detetores antirroubo

Os arcos detetores antirroubo, geralmente colocados à porta das lojas, são dispositivos capazes de detetar a saída de bens roubados. O alarme é acionado através da deteção de etiquetas ou dispositivos específicos fixados nos produtos, que devem ser retirados ou desativamos na caixa registadora no momento do pagamento.

Instale um sistema de alarme

Se quer assegurar-se de que a sua loja está devidamente protegida contra furtos e roubos, a melhor opção é instalar o alarme ideal para empresas, garantindo um sistema eficaz que evita intrusões e proporciona a melhor assistência perante uma tentativa de assalto.

Calcule online em menos de um minuto Instalação Grátis

Outras estratégias para evitar roubos e furtos que provavelmente desconhece

Existem outras estratégias inovadoras para proteger o seu negócio fora do horário comercial e evitar roubos de forma eficaz e segura:

placa dissuasoria da securitas direct

Colocar placas de dissuasão visíveis: as placas que sinalizam a existência de um alarme têm um efeito dissuasor poderoso.

o botão SOS da securitas direct

Botões de pânico SOS e antirroubo: estes dispositivos proporcionam uma resposta imediata perante emergências ou tentativas de assalto violentas.

o detetor de acesso da securitas direct deteta as técnicas de assalto mais comuns

Utilize detetores de acesso e de movimento: os detetores podem alertar para a presença não autorizada em áreas restritas ou fora do horário.

a fechadura inteligente da securitas direct protege-o das técnicas de assalto mais comuns

Considere fechaduras inteligentes e leitores de chaves: estes sistemas limitam o acesso a pessoal autorizado, melhorando a segurança interna.

o detetor perimetral da securitas direct deteta as técnicas de assalto mais comuns

Instale detetores perimetrais e de abertura: estes sensores adicionais alertam em caso de tentativas de intrusão através de janelas ou portas.

Além de todas estas medidas que lhe propomos, e dependendo de fatores como o tipo de loja ou a sua localização, é importante ter em conta outros aspetos que podem melhorar a segurança. O vidro da montra está devidamente reforçado para evitar que se quebre facilmente? Dispõe de uma persiana ou grade de segurança que proteja durante as horas de fecho? A fechadura da sua porta é suficientemente segura e conta com sistemas para dificultar o arrombamento? É importante pensar em todas as opções e decidir quais as mais convenientes para cada negócio.

Na Securitas Direct poderá encontrar o que melhor se adequa às suas necessidades e contar com o aconselhamento de especialistas em segurança para fazer do seu negócio um lugar muito mais seguro.