Ajuda e conselhos

Assaltos

Conheça algumas técnicas usadas e proteja-se

Ao longo dos anos, os assaltos e as técnicas usadas pelos assaltantes têm vindo a ser estudados. Estes estudos permitiram detectar padrões de assaltos que possibilitam a prevenção e a actuação atempada para evitar que qualquer tentativa seja bem sucedida.

Conhecer alguns comportamentos adoptados frequentemente em assaltos pode alertá-lo para determinadas situações e contribuir para a sua segurança. 

Sombra de assaltante

Técnicas habituais usadas em assaltos:

• Um invasor tem por norma mais relutância em entrar em residências bem iluminadas. Saiba que medidas de segurança pode adoptar relativamente à iluminação da sua casa.

• A maneira mais comum que os assaltantes utilizam para forçar a entrada por uma porta com portais de madeira é o pontapé.

• A maioria dos assaltos residenciais ocorre durante o dia, quando os proprietários estão no trabalho ou na escola.

• A maioria dos invasores procura objectos pequenos, de alto valor e que possam ser convertidos em dinheiro (jóias, armas, relógios, objectos antigos, notebooks, etc).

• É cada vez mais comum o uso de códigos (desenhos) que transmitem informações acerca da situação de cada casa e das rotinas dos seus habitantes (por exemplo, “as pessoas estão fora de manhã” ou “a casa tem alarme”). É importante estar atento a esses sinais. Caso repare que há algo escrito na sua porta, portão ou parede da entrada, deverá informar a polícia.

• O método da água também é bastante usado em  assaltos. Consiste em deitar água por baixo da porta de entrada e levar a que os ocupantes saiam de casa. Isto porque quem se encontra no interior da residência, ao ver que há água a entrar por baixo da porta, tem o impulso imediato de abrir a porta e verificar de onde vem a água. E ao abrir a porta facilita a entrada ao assaltante. Se lhe acontecer algo semelhante, deverá aguardar algum tempo, analisar o fluxo de água e, antes de abrir a porta, certificar-se devidamente de que não se encontra ninguém no exterior. Ao contrário do que acontece com outros métodos que privilegiam as vivendas como principal alvo, neste caso, é em prédios de apartamentos que se constata a maior incidência destes casos.

• A técnica do elevador é outro método bastante utilizado em assaltos. Ao chegar a casa ou quando visita alguém, deve evitar utilizar o elevador caso no mesmo esteja alguém que desconhece. Muitos assaltantes recorrem a esta técnica, saindo consigo do elevador e forçando-o a deixá-lo entrar em sua casa. Os assaltos que ocorrem desta forma têm vindo a aumentar, não dando qualquer hipótese de fuga à vítima.

• Tente manter-se alerta sempre que entra em casa: esteja atento a possíveis intrusos que possam estar escondidos nas escadas do seu prédio ou a qualquer barulho estranho; para além disso, mantenha a chave de casa na mão e evite demorar-se a entrar em casa.

Conheça aqui outras regras de segurança que deverá ter presentes e que contribuem para a sua protecção e da sua família.

Conheça aqui outras regras de segurança que deverá ter presentes e que contribuem para a sua protecção e da sua família.

 

Proteja a sua casa com um sistema de alarme Securitas Direct e beneficie de 200€ de desconto Peça um orçamento
Fotodetector Securitas Direct