Ajuda e conselhos

Homejacking – o que é?

O homejacking é um método de assalto que tem vindo a ser utilizado com uma frequência cada vez maior. Em tempos, a maioria dos assaltos a habitações era realizada na ausência dos proprietários. Aconteciam especialmente no Verão, altura do ano em que as casas se encontravam desocupadas por longos períodos de tempo. A probabilidade de um confronto entre os assaltantes e os moradores era, nesses tempos, muito reduzida.

Assaltante a praticar homejacking

Hoje em dia, a situação é bem diferente. Uma grande parte das casas, especialmente as mais valiosas, possuem sistemas de alarme difíceis de contornar. Geralmente, estes sistemas apenas são desligados quando os habitantes se encontram em casa, sendo por isso este o momento ideal para consumar o assalto. Além do recheio da habitação é possível ainda obter as senhas dos cofres, dos cartões multibanco e de crédito, forçando os proprietários a revelar estas informações.

Esta prática, designada homejacking , consiste precisamente no assalto a habitações com os proprietários no seu interior, reféns na sua própria casa. É um tipo de crime que está a aumentar, sendo uma preocupação crescente quer para os cidadãos quer para as autoridades policiais.

O homejacking acontece maioritariamente em moradias, que não têm espaços comuns a diversos residentes e onde os vizinhos se encontram mais distantes. Ou seja, é mais difícil que a intrusão seja detectada por terceiros. Apesar disso, há relatos de algumas ocorrências de homejacking em apartamentos. Os assaltantes podem fazer-se passar por um habitante do prédio ou por um funcionário de uma empresa de serviços que necessite de acesso ao edifício, sendo-lhe assim facilmente aberta a porta. Dentro da casa, ameaçam os ocupantes da habitação, geralmente com armas de fogo, e levam a cabo o assalto. Em certos casos, os proprietários são deixados fechados dentro das suas próprias casas sem poderem comunicar com o exterior, enquanto os assaltantes, na posse dos códigos dos cartões Multibanco, fazem sucessivos levantamentos das suas contas.

O roubo das chaves das viaturas também é comum em casos de homejacking, especialmente das de alta cilindrada, que são depois roubadas das garagens ou parques de estacionamento.

Conheça aqui outras regras de segurança que deverá ter presentes e que contribuem para a sua protecção e da sua família.

 

Proteja a sua casa com um sistema de alarme Securitas Direct e beneficie de 200€ de desconto Peça um orçamento
Fotodetector Securitas Direct