Ajuda e conselhos

Casa Segura nas Férias

Dicas para manter a sua casa segura durante as férias

Durante as férias ou em ausências prolongadas é importante ter alguns cuidados de maneira a manter a sua casa segura. Siga os nossos conselhos e assegure a sua segurança e a da sua família.

Família a ir de férias

- Portas: Sempre que se ausentar de casa, e não apenas em altura de férias, deve certificar-se de que deixa todas as portas bem fechadas. As portas de correr devem ser reforçadas com um cadeado de forma a que se mantenham travadas. Fechar as portas interiores é também uma boa prática, uma vez que dificulta o trabalho dos assaltantes.

- Janelas: Reforce as janelas da sua casa inserindo um prego entre os painéis de modo a evitar que estas possam ser abertas.

- Caves: Se a sua casa tem uma cave, este é um potencial acesso para os intrusos. O ideal será colocar grades nas janelas das caves que tenham acesso ao exterior.

- Fechaduras: Para uma maior segurança as portas exteriores devem ter uma fechadura com tranca para impedir ou dificultar a sua abertura. Uma das principais medidas para tornar a sua casa mais segura é dificultar os acessos ao interior.

- Terraços: Reforce a segurança de janelas e portas de ligação a varandas ou terraços, especialmente se estes forem de fácil acesso a partir da rua. É também aconselhável não deixar objectos de valor nestas divisões.

- Objectos de Valor: Sempre que for de férias, guarde os objectos de valor num cofre de alta segurança ou num local que não seja visível para evitar a sua perda em caso de roubo.

- Electricidade: Para deixar a sua casa segura durante as férias, deve também prevenir-se contra eventuais acidentes. Por isso, é recomendável que desligue os equipamentos eléctricos que não vão ser utilizados como televisões, rádios, electrodomésticos, etc. Não só poupará energia, como evita a possibilidade de curto-circuito no caso de haver uma descarga eléctrica.

- Telefone: Se o seu telefone tiver atendedor de chamadas desligue-o. Se puder tire-o do descanso, pois telefonemas sucessivos sem qualquer tipo de resposta podem dar a indicação de que não está ninguém em casa. O ideal será fazer reencaminhamento de chamadas para o seu telemóvel ou para alguém da sua confiança.

- Gás e Aquecimento: Lembre-se também de fechar a ligação do gás para evitar fugas. Se tem termoacumulador, verifique se está desligado antes de ir de viagem.

- Domótica: Se pretende reforçar a segurança da sua casa, instale um dispositivo que acenda as luzes e o rádio automaticamente para criar a ilusão de que está alguém em casa enquanto estiver fora.

- Correio: Solicite que a correspondência não seja entregue ou peça a um vizinho/familiar que a vá buscar para evitar que acumule. Uma caixa de correio visivelmente cheia pode servir de alerta para os assaltantes, indicando uma ausência prolongada.

- Estacionamento: Caso tenha um lugar de estacionamento (principalmente no exterior) peça a um amigo ou familiar que estacione lá o carro. Caso deixe o seu carro em casa, peça então para que de vez em quando o retirem e dêem uma volta antes de o voltarem a estacionar. Um simples cuidado que contribuirá para dar a ideia de que se encontra alguém em casa e, desta forma, mantê-la segura.

- Exterior: Para que a sua casa não pareça desocupada, deixe algo no estendal como um tapete ou um lençol. Poderá também optar por deixar alguns estores para baixo e outros para cima ou a meio de maneira a que transmita a sensação de que está alguém em casa.

- Alarme: Para manter a sua casa segura, certifique-se de que o seu alarme está a funcionar bem. Informe a central de alarme que vai estar fora, para que estejam de sobreaviso caso o alarme seja accionado e enviarem de imediato a Polícia ao local. Se for necessário não se esqueça de dar contactos telefónicos alternativos.

- GPS: Caso tenha GPS no carro e se este ficar estacionado no aeroporto ou algo semelhante não se esqueça de o retirar. Pode ser um chamariz para assaltarem o carro e descobrirem a sua morada através do mesmo.

Conheça aqui outras regras de segurança que deverá ter presentes e que contribuem para a sua protecção e da sua família.

 

 

 

 

Proteja a sua casa com um sistema de alarme Securitas Direct e beneficie de 200€ de desconto Peça um orçamento
Fotodetector Securitas Direct