Iluminação: medidas de segurança a adoptar

Podem e devem ser aplicadas algumas medidas de segurança à iluminação da sua casa, tanto nos espaços interiores como nos exteriores. A existência de iluminação adequada nos locais certos pode fazer toda a diferença em termos de segurança.

As medidas de segurança sugeridas abaixo adequam-se tanto a apartamentos como a moradias, embora haja situações específicas.

Princípios de segurança a ter em conta na iluminação da sua casa:

– As entradas dos prédios, dos apartamentos, das moradias e das garagens são sempre locais fulcrais para a entrada de um assaltante, sendo por isso de extrema importância que estes espaços exteriores estejam devidamente iluminados. O ideal é que tenham luzes com sensores que, entre outras vantagens, podem até servir de factor surpresa ao assaltante.

– Quando se fala em espaços interiores deve-se ter em conta as luzes de emergência. O comum é vermos este tipo de iluminação em prédios, o que não invalida que possa também existir em moradias.

– Uma das medidas de segurança mais comuns em ausências prolongadas é usar a iluminação para simular a presença de pessoas em casa. Poderá, por exemplo, deixar as luzes de uma ou duas divisões acesas, para que os potenciais assaltantes pensem que se encontram pessoas dentro de casa. Fique a par de outras medidas que contribuem para manter a sua casa segura durante as férias ou ausências prolongadas.

– Esta medida funciona ainda melhor se tiver um sistema de domótica, uma vez que poderá programar as luzes para diversos horários.

– Se tiver confiança com algum dos seus vizinhos, poderá pedir-lhe que em determinadas horas do dia vá a sua casa ligar e desligar luzes, dando assim a sensação de que está habitada.

- Aumente a segurança da sua casa com a câmara de vigilância exterior da Securitas Direct, afaste potenciais intrusos graças ao seu poderoso foco de luz.

Conheça aqui outras regras de segurança que deverá ter presentes e que contribuem para a sua protecção e da sua família.